Image by Andy Køgl
ASSOCIAÇÃO SOL - A NOSSA HISTÓRIA
Teresa.jpg

Associação Sol, fundada a 17 de dezembro de 1992, pela Dra. Teresa D´Almeida, foi à data da sua criação, a única associação vocacionada para apoiar crianças infetadas/afetadas pelo VIH/SIDA.

O objetivo geral da Associação Sol, através do trabalho desenvolvido nas suas valências, é assegurar a continuidade de cuidados/apoio social a crianças/jovens que vivem com infeção por VIH/SIDA, sem retaguarda familiar ou cuja família não possui condições (sociais, económicas, habitacionais, emocionais, etc.) apoiando-as, através de um acompanhamento biopsicossocial, assegurando as suas necessidades básicas.

A SOL desenvolve as suas atividades através das suas valências:

• Lar de Infância e Juventude Casa SOL

• CAAI-Centro de Atendimento e Apoio Integrado

• Campo de Férias “ConSOLidar Laços”

• Apartamentos de Autonomização SOL

• CEP-Centro de Educação e Prevenção

Independentemente da esperança de vida que uma criança possa ter, o princípio orientador da ação da SOL é a qualidade de vida com que esta vive os seus dias. O projeto de vida de uma criança infetada e afetada pelo vírus da SIDA é encarado nesta associação na mesma perspetiva com que se enquadra o de uma criança saudável. Tendo sempre presente as suas necessidades específicas, há que proporcionar-lhes tudo aquilo que ela, enquanto criança, tem direito, nomeadamente a possibilidade de crescer num ambiente familiar em clima de felicidade, amor e compreensão.

SOL representa, Solidariedade, luz, esperança, promoção da igualdade de tratamento e apoio na luta contra a discriminação e na promoção da cidadania e DOS DIREITOS DO HOMEM E DA CRIANÇA.